A cidade do futuro: Como as megacidades são pioneiras em soluções de desenvolvimento sustentável
(Este artigo foi traduzido via software)
As megacidades são o resultado de processos de urbanização em andamento. Uma megacidade é uma área urbana muito grande com uma população superior a dez milhões de pessoas. Atualmente, existem mais de 40 dessas megacidades em todo o mundo, abrigando coletivamente mais de 9% da população mundial. O aumento das megacidades levou a impactos ambientais significativos, enfatizando a necessidade de planejamento urbano e serviços públicos mais sustentáveis.
Em 20 de junho de 2024, o ICLEI América do Sul e o ICLEI Leste Asiático organizaram uma sessão intitulada “Tomorrow’s cities today: Megacidades impulsionando a mudança global”, em colaboração com a rede Metropolis em São Paulo, durante o Congresso Mundial do ICLEI 2024. Megacidades de todo o mundo compartilharam suas políticas e práticas urbanas eficazes para o desenvolvimento sustentável e discutiram os inúmeros desafios que enfrentam. Essa sessão proporcionou uma plataforma para aprendizado mútuo e troca de informações entre os governos locais, destacando práticas exemplares e promovendo a adoção de soluções inovadoras.
Por que estamos focando nas megacidades?
No âmbito da urbanização, as megacidades se destacam como centros movimentados de atividades e oportunidades. No entanto, sob a superfície, elas enfrentam uma infinidade de problemas urgentes, desde a pobreza e a desigualdade social até a degradação ambiental. À medida que o ritmo do crescimento urbano se acelera e as populações urbanas se expandem, torna-se cada vez mais vital elaborar e implementar políticas urbanas eficazes. Além disso, os desafios enfrentados pelas megacidades estão intrinsecamente ligados a uma rede de partes interessadas importantes, incluindo governos locais e regionais, sociedade civil e empresas. Como resultado, a cooperação com essas partes interessadas é fundamental. O objetivo principal dessa sessão foi promover a troca de informações, permitindo que cada cidade obtivesse percepções valiosas e uma compreensão mais profunda da importância e da complexidade da agenda de sustentabilidade urbana.
Que soluções as megacidades ofereceram?
Painel 1, sessão temática das cidades de amanhã hoje: Megacidades impulsionando a mudança global (foto: ICLEI)
A questão da moradia nas megacidades, especialmente as do mundo em desenvolvimento, apresenta desafios significativos. O rápido crescimento da população, decorrente tanto do aumento natural quanto da migração rural-urbana, resultou em uma escassez de oferta de moradia. A questão da moradia tem sido um problema de longa data em Buenos Aires, Argentina. “Para lidar com as questões habitacionais, incluindo os assentamentos informais, integramos as políticas habitacionais ao planejamento urbano e ao plano de ação climática como prioridades para a resiliência urbana”, disse Ana Ciuti, Secretária Adjunta de Relações Internacionais de Buenos Aires.
Em megacidades altamente populosas, o gerenciamento eficaz de resíduos é outra preocupação significativa. O imenso tamanho dessas cidades apresenta desafios ambientais notáveis e possíveis ameaças ao bem-estar humano. Como resultado, o gerenciamento de resíduos é cada vez mais essencial para o funcionamento diário e a sustentabilidade de longo prazo dessas megacidades. “A gestão eficaz de resíduos é a base do compromisso de Guangzhou com a vida urbana sustentável como uma megacidade de mais de 18 milhões de habitantes”, disse Decun Zhan, Diretor Geral do Escritório de Relações Exteriores do Governo Municipal de Guangzhou, China. “Por meio de um planejamento abrangente e da cooperação internacional, pretendemos estabelecer uma referência para a redução e a reciclagem de resíduos, contribuindo significativamente para a sustentabilidade ambiental global.”
Painel 2, sessão temática das cidades de amanhã hoje: Megacidades impulsionando a mudança global (foto: ICLEI)
A troca de informações é fundamental para aprimorar os processos de tomada de decisão e apoiar o funcionamento eficiente dos ambientes urbanos no dia a dia. Barbaros Büyüksağnak, Chefe do Departamento de Relações Exteriores do Município Metropolitano de Istambul, na Turquia, enfatizou a importância do aprendizado mútuo e do compartilhamento de conhecimento entre as cidades. Ele disse que “é essencial que as megacidades estabeleçam uma plataforma para aprender umas com as outras, pois elas desempenham papéis cruciais como centros econômicos e culturais”. Diante de desafios comuns, as megacidades têm a oportunidade de alavancar experiências e conhecimentos compartilhados para descobrir soluções e oportunidades de colaboração.
A troca de ideias e experiências entre essas megacidades permitiu que os centros urbanos de todo o mundo obtivessem percepções valiosas sobre práticas de desenvolvimento sustentável. Essa colaboração fomenta a esperança de que podemos trabalhar em conjunto com governos, empresas, comunidades e indivíduos para construir cidades que não sejam apenas ecologicamente corretas e resilientes, mas também equitativas para todos.